Projecto Aprendizagem para Todos

Teach

TEACH é uma ferramenta para medir de forma holística o que acontece na sala de aula considerando o tempo gasto em aprendizagem e a qualidade das práticas dos professores.  O TEACH destina-se a ser ultilizado nas salas do Ensino Primário (da 1ª a 6ª classe).

Em 2021 será realizado o Teach numa amostra representativa para o país que visará a melhoria e a qualidade de ensino e da aprendizagem no Ensino Primário. 

 

Objectivos do Teach

O que mede o Teach?

O instrumento Teach mede duas componentes das práticas pedagógicas relacionadas à:

 

a) Qualidade das técnicas de ensino dos professores que ajudam a desenvolver as capacidades sócio-emocionais e cognitivas dos alunos;

b) Tempo dedicado à aprendizagem;

O tempo dedicado à tarefa são registos pontuais sobre as tarefas de instrução dadas pelo docente e também o número de alunos que estão envolvidos na tarefa. 

Teach se difere de outras ferramentas de Observação em Sala de Aula na medida em que contabiliza:

1-O tempo que os\as professores\as despendem nos processos de ensino e aprendizagem. Até que ponto os alunos se mantêm atentos nas suas tarefas.

2-A qualidade das técnicas de ensino dos professores que ajudam a desenvolver as capacidades socio-emocionais dos alunos.

O TEACH Compreende três áreas fundamentais:

Cultura em sala de aula

O\a professor\a cria uma cultura que conduz à aprendizagem. 

O foco não é verificar se o professor ou professora corrige os comportamentos negativos dos alunos mas sim, até que ponto o professor ou professora cria um ambiente de ensino que facilita a aprendizagem.

Instrução

O professor ou professora ensina de uma forma que aprofunda a compreensão do aluno, encorajando as suas capacidades de raciocínio crítico e de análise.

Capacidade socio-emocional

O professor ou professora promove as capacidades socio-‑emocionais que incentivam os alunos a ter sucesso dentro e fora da sala de aula. Para desenvolver as capacidades sociais e emocionais dos alunos.

O Teach em números

Resultados de um piloto realizado em três províncias (Luanda, Bengo e Cuanza Norte) de Angola para medir a qualidade das práticas de professores numa selecção de 35 escolas primárias (29% rural e 71% urbana).

Foram treinados 21 participantes e certificados 18 observadores para realizar as observações em sala de aula, registaram as práticas de 151 professores (52% do sexo feminino).

 As observações em sala de aula foram conduzidas no período de 5 a 15 de Novembro de 2019, na sua maior parte na 2a, 4e  6aclasses e na disciplina de Português. Foram observados 67 professores em Luanda, 53 em Cuanza Norte e 33 professores em Bengo.

A selecção das escolas obedeceu aos critérios de terem participado no Projecto Aprendizagem para Todos e também as localizadas nas Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), além das escolas urbanas e rurais. O processo de selecção e contacto com as escolas foi realizado pela equipa Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE).

Visão Geral do Estudo
Local Angola
Número de escolas 35
% de escolas urbanas 71%
% de escolas rurais 29%
Número de professores 151
% de professoras 52%
# de Observações TEACH 306
Tamanho médio da sala de aula 48
Número de estudantes 7365
% de estudantes (rapazes) 52%
% de estudantes (raparigas) 48%
% de classes observadas 1a. classe 5%
2a. classe 24%
3a. classe 11%
4a. classe 21%
5a. classe 6%
6a. classe 33%
Distribuição das disciplinas Matemática 25%
Português 52%
Ciências Naturais 11%
Ciências Sociais 1%
Outra 16%

Teach: 2020-2021

Será realizado o Teach numa amostra representativa para o país que visará a melhoria e a qualidade de ensino e da aprendizagem no Ensino Primário:

  1. Será realizado treinamento de 85 observadores, 3 turmas de 25 participantes de segunda a sábado
  2. O treinamento vai decorrer em 3  Centros, nomeadamente, Luanda, Huíla e Malange (uma turma em cada Província) em data a anunciar;
  3. Centro-Malange= 6 províncias nomeadamente Cuanza Norte, Lunda Norte, Lunda Sul, Uige e Zaire;
  4. Centro  Luanda =6 províncias nomeadamente, Cabinda, Cuanza Sul, Bengo, Benguela, e Moxico                                          
  5. Huíla Centro= 6 províncias nomeadamente, Bié , Cuando Cubango, Cunene, Huambo e Namibe