Projecto Aprendizagem para Todos

Projectos Educativos de Escolas

PEE ajudam na melhoria dos resultados do ensino e aprendizagem

O Projecto Educativo de Escola (PEE) é um Instrumento de planificação estratégica que visa a melhoria da qualidade da Escola, partindo de um diagnóstico da situação feito com a participação de todos os actores da comunidade educativa. 

Os Projectos Educativos de Escolas têm como objectivos a melhoria das estratégias de Gestão Escolar a nível das Escolas do Ensino Primário. Nesta perspectiva, um maior envolvimento das comunidades na gestão da escola, o alinhamento dos processos de gestão com os resultados das aprendizagens dos alunos, a melhoria da estratégia de comunicação dos resultados escolares, em particular a nível das escolas são os principais fundamentos para elaboração e implementação dos PEE- Projectos Educativos de Escola. 


O subsídio Escolar tem como objectivo a melhoria ou garantia das condições necessárias para que o processo de Ensino-Aprendizagem se desenvolva e se consubstancia na disponibilização de fundos para a Escola com vista a aquisição de materiais, fundamentalmente de recursos didácticos e outros de apoio ao funcionamento da Escola.

A elaboração e implementação do PEE e do Subsídio Escolar se apresentam como estratégias  para melhoria da gestão escolar que alinhadas com os objectivos do Sistema de Educação e Ensino terá impacto uma demostração positiva das competências dos alunos, considerando os níveis a que se encontrem. 

 

Objectivos dos PEE

Geral

Contribuir para melhoria das estratégias de gestão escolar.

Específicos

1-Promover a autonomia da escola através da elaboração e implementação de Projectos Educativos

2-Dinamizar a participação das famílias e outros membros da comunidade na vida da Escola (AE e CE);

3- Garantir o exercício da prestação de contas aos beneficiários dos serviços educativos.

Fundamento para apoio na melhoria da gestão escolar

Eixos de Intervenção

Outras Actividades Realizadas

Concluído o processo de contratação dos serviços de impressão de 40 Mil Novos Exemplares do Guia do PEE, para 13.025 Escolas primárias e 835 DME, tendo em conta a sustentabilidade do Projecto vizando garantir a eficácia do sistema educativo manifesta nos documentos orientadores do MED, no caso, o Decreto Presidencial 276/19, de 6 de Setembro, do Regime Jurídico do Subsistema do Ensino Geral.

 Neste momento, os referidos exemplares se encontram no Armazém do MED, no Benfica, Município de Talatona, aonde os Gabinetes Provinciais com os seus recursos próprios devem fazer o levantamento, para posterior distribuição nos respectivos Municípios de cada Província, conforme o Mapa de Distribuição. Temos o registo de (6) seis Províncias, nomeadamente: Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cunene, Huambo, Huíla e  Namibe, que já terão feito o levantamento deste material.

Com vista a reforçar a sustentabilidade dos objectivos gerais da subcomponente, foi elaborado um Plano~de Formação para implementação de Projectos Educativos de Escola numa perspectiva de generalização da prática de elaboração e implementação dos PEE, observando a obrigatoriedade que as Escolas têm de elaborar este instrumento de gestão para melhoria da qualidade. 

Processo de formação cancelado por força das restrições impostas pelo Vírus SARSCOV 2. Aconselhamos vivamente que esta preocupação fosse tida em conta utilizando a capacidade instalada nas ZIP apoiadas pelo PAT, em termos de formadores sobre PEE para que, sejam transferidas competências à outras Escolas para que cumpram com o Decreto Presidencial Nº 276/19, de 6 de Setembro.   

0
Escolas abrangidas pelo projecto

PEE na ordem de

0%

0
Provincías abrangidas pelo projecto
0
Províncias que ainda não procederam a aquisição e entrega dos materiais de apoio ao PEE às escolas.

Gráficos de PEE elaborados e enviados ao PAT

Benguela

21%

Bengo

32%

Bié

45%

Cabinda

12%

Cunene

29%

Huambo

56%

Huila

83%

Cuando Cubango

23%

Kwanza Norte

45%

Kwanza Sul

45%

Luanda

57%

Lunda Norte

39%

Malanje

52%

Moxico

41%

Zaire

23%

Namibe

26%

Lunda Sul

20%

Uíge

75%

Anexos