Projecto Aprendizagem para Todos

Histórias de Sucesso

Resultados do Projecto

PAT

A implementação do Projecto Aprendizagem para Todos tem gerado inúmeros resultados para o sector da educação em Angola

0
Alunos beneficiados
0
Professores formados
0
Escolas impactadas
0
Gestores escolares formados
0
Professores das Escolas de Magistérios capacitados
0
Formadores das Zonas de Influência Pedagógica capacitados

O sucesso e os resultados da implementação do PAT estão registados e são narrados na primeira pessoa pelos professores, gestores escolares, pais e encarregados de educação, membros da comunidade educativa e técnicos do Ministério da Educação envolvidos directa e indirectamente na implementação do projecto que impactou a vida de mais de 20 mil pessoas.

 Acompanhe abaixo as histórias de sucesso do desenvolvimento do PAT:

Mapeamento Nacional das Escolas em Angola

O Ministério da Educação, da República de Angola, está a realizar desde Dezembro de 2021, o primeiro Mapeamento Nacional das Escolas em Angola.

Teach

Está em curso em todo país o processo de coleta de informação sobre o desempenho pedagógico do professor do Ensino Primário na sala de aula através da ferramenta Teach. O TEACH é uma ferramenta usada para medir de forma holística o que acontece na sala de aula considerando o tempo gasto em aprendizagem e a qualidade das práticas pedagógicas do professores.

O que aprendi com o PAT

Processo de Formação de Professores

O Ministério da Educação, no âmbito da implementação do PAT, desenvolveu um amplo plano de formação  de professores em cascata que visou reforçar as competências profissionais dos gestores de escolas, professores, distintos agentes educativos e técnicos das estruturas centrais, provinciais, municipais, distritais e comunais do sector da Educação.

O programa de formação tem impacto directo em mais de 15 mil professores do ensino primário, 133 formadores das Escolas de Magistério, 669 Formadores das Zonas de Influência Pedagógica. Idirectamente são impactados 500 mil alunos de 842 escolas do Ensino Primário.

Durante a formação os professores foram contemplados com diversos materiais pedagógicos.

Realização do pré e pós-teste ajuda na melhoria dos resultados da formação

Os pré e pós-testes são importantes instrumentos de avaliação do perfil de entrada e de saída dos professores em cada sessão de formação. Através deste recursos é possível aferir o nível de aprendizagem dos professores e perspectivar melhorias para as formações posteriores. Este recurso não apenas ajuda a melhorar qualidade da formação e dos resultados da mesma como também aferir a capacidade de transmissão de conhecimentos dos formadores.

Formação de formadores das Escolas de Magistério

Formação de formadores das Escolas de Magistério no âmbito do reforço das competências dos professores e agentes da educação em matéria de prática pedagógica de Língua Portuguesa, Matemática e sobre as directrizes para um retorno seguro às aulas em tempo de pandemia. Participantes da formação relatam as mais diversas competências adquiridas e os resultados da formação no processo de ensino e aprendizagem.

Projectos Educativos de Escola

 O PAT apoiou a elaboração e implementaçãode Projecto Educativo de Escola com o objectivo de melhorar as estratégias de Gestão Escolar a nível das Escolas do Ensino Primário abrangidas pelo projecto. Um maior envolvimento das comunidades na gestão da escola, o alinhamento dos processos de gestão com os resultados das aprendizagens dos alunos, a melhoria da estratégia de comunicação dos resultados escolares (em particular a nível das escolas) são os principais fundamentos para elaboração e implementação dos PEE- Projectos Educativos de Escola – cujos resultados são vistos neste vídeo que reporta o sucesso da implementação do PEE em diversas Zonas de Influência Pedagógica.

Resultados da implementação do PAT

A implementação do PAT em 842 escolas de 167 muncípios de Angola, abrangeu mais de 500 mil alunos e os resultados são animadores segundo testemunhos de professores, encarregados de educação e membros da comunidade educativa.

Materiais disponíveis nos Centros de Recurso das ZIP-Zonas de Influência Pedagógica

No âmbito da implementação do PAT, um conjunto de materiais pedagógicos foram disponibilizados nos Centros de Recursos das Zonas de Influência Pedagógicas. Estes materiais estão a ser utilizados pelos professores e consequentemente tem gerado resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem. Entre os meteriais entregues às escolas-sede das ZIP constam: Kit de Matemática, de Língua Portuguesa, de Ciências da Natureza, material de apoio para professores e diversos meios pedagógicos para o ensino especial.

Boletim Escolar

O Boletim Informativo Escolar é um documento estratégico concebido no âmbito do Projecto Aprendizagem para Todos para partilha de informações com a comunidade educativa sobre a situação real da escola, nível de aproveitamento dos alunos e grau de comprometimento entre a direcção da escola, a comunidade educativa e o processo de ensino.