Formação de Professores
Reforçar as competências dos professores
No âmbito do desenvolvimento do Projecto Aprendizagem para Todos tem sido implementado um plano de formação de professores, em cascata, que visa reforçar as suas competências profissionais, dos gestores de escolas, professores, distintos agentes educativos e técnicos das estruturas centrais, provinciais, municipais, distritais e comunais do sector da Educação.
O Projecto abrange 842 escolas do Ensino Primário, frequentadas por cerca de 500.000 (quinhentos mil) alunos durante o período de vigência do Projecto. As actividades a desenvolver têm impacto directo nos professores, directores de escolas, técnicos centrais e municipais, abrangendo aproximadamente 30 000 elementos do pessoal do sector de educação e do governo local. Estes são os beneficiários directos do Projecto que já alcançou a cifra de formação de 15 mil professores.
A Formação Contínua dos professores é um dos pontos-chave do Projecto Aprendizagem para Todos cujo objectivo é melhorar as competências dos professores e consequemente a qualidade de ensino.
Foram produzidos e entregues aos professores diversos materiais pedagógicos tais como:
- Manuais de Língua Portuguesa e Matemática para professores do Ensino Primário. Apetrechamento de bibliotecas e Centros de Recursos das ZIP entre outras acções. Tudo isto foi feito para permitir que as Zonas de Influência Pedagógica tenham as condições necessárias para pôr em prática as directrizes do projecto.
O programa permite aos professores acesso às novas metodologias de ensino criando oportunidades para estes desenvolverem competências nas mais diversas áreas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Supervisão Pedagógica;
- Avaliação Pedagógica em salas de aulas;
- Educação Especial;
- Diferenciação Pedagógica em salas de aulas.
As formações ministradas aos distintos agentes educativos envolvidos no Projecto Aprendizagem para Todos abrangem na sua 1ª fase 133 formadores das Escolas de Magistério e Supervisores Pedagógicos. Na 2ª fase, 669 formadores das ZIP. Já na 3ª fase são abrangidos 15 mil professores de todo país.
Sequência das formações

Fase I: 2016. Formação de 90 Professores-formadores das Escolas de Magistério.
Tema: Ensino dos Módulos 1 e 2 (Língua Portuguesa, Matemática e Supervisao Pedagógica)

Formação em Língua Portuguesa e Matemática nas regioes de Luanda, Huambo, Huíla, Zaire e Lunda-Sul.

Formação de 15 mil professores, nas 167 ZIP seleccionadas do PAT nas 18 provincias de Angola sobre: Língua Portuguesa, Matemática e Supervisao Pedagógica (Maio e Agosto de 2017)

Ensino dos Módulos 3 e 4 (Avaliação Pedagógica em salas de aulas e Diferenciação Pedagógica I)

Formação em Língua Portuguesa e Matemática nas regioes de Luanda, Huambo, Huíla, Zaire e Lunda-Sul (Avaliação Pedagógica em sala de aulas e Diferenciação Pedagógica I)

Em 167 ZIP seleccionadas pelo PAT nas 18 províncias de Angola sobre Avaliação Pedagógica em sala de aulas e Diferenciação Pedagógica I (Maio e Agosto de 2018)

Formação de 133 professores das Escolas de Magistério

Formação de 669 formadores da ZIP em Língua Portuguesa e Matemática nas regiões de Luanda, Huambo, Huíla, Zaire e Lunda-Sul