Projeto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos

Objectivos do coach

O programa Coach do Banco Mundial visa acelerar a aprendizagem dos alunos através da melhoria da formação contínua para o DPP. O programa Coach está integrado nos mais amplos esforços do Banco Mundial para melhorar as práticas dos professores através da Global Platform for Successful Teachers (Plataforma Global para Professores de Sucesso) e vem na sequência do Teach, a nossa ferramenta de observação em sala de aula, de acesso livre. O Teach ajuda a identificar as necessidades de desenvolvimento profissional dos professores e o Coach aproveita estes conhecimentos para modelar o apoio que os professores recebem de modo a melhorarem o seu ensino. O Coach engloba diferentes tipos de apoio – sob a forma de coaching individual, sessões de formação em grupo e workshops, e outras abordagens, quer através de modalidades presenciais, remotas ou híbridas – para melhorar a qualidade das interacções professor-aluno na sala de aula, o que é fundamental para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos.

O Coach apoia os países na mudança dos sistemas tradicionais e ineficazes de formação contínua do DPP para outros que utilizam abordagens dos domínios da aprendizagem de adultos e das ciências comportamentais. O Coach adota princípios-chave para o DPP, baseados em evidências, que mostraram conduzir a melhores práticas de ensino.

METAS previstAs e abrangência territorial

Em primeiro lugar, Serão produzidos e impressos guias práticos do professor da 1ª à 4ª  classe do ensino primário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a partir dos programas e manuais de ensino em vigor (versão corrigida). Os guias serão elaborados com orientações específicas, por aula, contendo de forma detalhada as fases didácticas, o tempo indicado para cada uma das fases, os procedimentos didácticos, bem como a destrinça das actividades do professor e aluno. É importante realçar que, para que estes materiais desempenhem efectivamente o papel para o qual foram propostos, os seus implementadores deverão ser formados em torno da utilização dos mesmos e as suas práticas monitoradas.

Em segundo lugar o programa abrangerá o oferecimento de apoio técnico e orientação prática aos técnicos do MED, Directores, Subdirectores e Coordenadores de Classe, das formadores provinciais e municipais, pontos focais provinciais e municipais para prestar apoio personalizado, prático, focado e contínuo aos 36.614  professores distribuídos em  ZIP ou escolas e 4.000 escolas primárias nos 68 Municípios.

Em  terceiro lugar, o programa irá desenvolver um conjunto de materiais, ferramentas e recursos, bem como um conjunto de ferramentas e materiais modelo, desenvolvidos para directores, subdirectores pedagógicos, coordenadores de Classe e professores, centrados em dar orientação sobre como prestar o apoio mais eficaz para a melhoria do ensino. À nível do sistema, vai haver um melhor diagnóstico disponível dos problemas e desafios à aprendizagem e ferramentas e mecanismos para monitorar o progresso de áreas geográficas específicas ao longo do tempo.