A avaliação nacional das Aprendizagens 2023 decorreu nos dias 19, 21 e 23 em todas as províncias, em 400 escolas.
Foi a primeira avaliação de Larga Escala de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT) para alunos da 4ª e a 6ª classes, com o objectivo de avaliar os níveis de proficiência dos alunos. Para além das provas cognitivas foram aplicados inquéritos contextuais para alunos, professores e directores de escolas. Como critério para a definição do universo foram todas as escolas públicas em todos as Províncias que leccionam em simultâneo, a 4ª e 6ª classe e com um mínimo de 20 alunos em cada uma das duas classes.
A amostra foi aleatória e probabilisticamente representativa a nível Nacional e por meio de Residencia (Urbano/Rural) com um Intervalo de Confiança de 95% e um erro amostral de 5%. No processo aleatório todas as escolas tiveram a mesma probabilidade de serem seleccionadas.
Os instrumentos aplicados e a metodologia utilizada para o processamento e análise, conferem confiança e validada dos resultados esperados. Foram construídas as matrizes de avaliação a partir das quais foram produzidos 10 cadernos/testes para as duas disciplinas de cada uma das duas classes, num total de 960 itens, sendo 240 para cada disciplina. Para análise será utilizada a Teoria clássica do Item, TCT e Teoria de resposta ao Iten, TRI.
Os resultados dessa avaliação permitem aos profissionais da educação identificar como está o aprendizado dos estudantes, além de traçar e monitorar estratégias, metas e iniciativas que possam aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.