Projecto Aprendizagem para Todos

Avaliação das Aprendizagens

A avaliação da capacidade de leitura nas classes iniciais constitui uma base de referência para a medição dos resultados e diagnóstico das necessidades de aprendizagem a serem seguidas com outras avaliações nacionais periódicas de alunos, tal como previsto na política do Governo.

Um conjunto de exercícios de Avaliação das Aprendizagem está a ser elaborado pela Componente 2 da Equipa de Gestão do Projecto Aprendizagem para Todos para identificar os níveis de proeficiência em literacia e numeracia dos alunos e professores do Ensino Primário.

 

 

Componente 2- Estabelecer um Sistema de Avaliação de alunos

Constituem tarefas fundamentais da Componente 2 apoiar o Ministério da Educação nos seus esforços de melhoria do Sistema de Avaliação, através do: 

EGRA

1. EGRA-(Early Grade Reading Assessment)-Avaliação da Capacidade de Leitura nas Classes Iniciais com aproximadamente 300 escolas e 3.000 alunos da 3a classe do Ensino Primário. A avaliação da capacidade de leitura nas classes iniciais constitui uma base de referência para a medição dos resultados e diagnóstico de necessidades de aprendizagem a serem seguidos com outras avaliações nacionais periódicas de alunos, tal como previsto na política do Governo. A formação recebida precisa de ser sistematizada e disseminada junto de um grupo mais alargado, que inclua províncias e escolas de formação de professores, directores de escola e professores.

2. SDI-(Service Delivery Indicators)- Indicadores da Prestação de Serviço em 300 escolas para os 3.000 professores.

Avaliação Nacional

 3.Avaliação Nacional em Larga Escala de Língua Portuguesa e Matemática da 4ª e 6ª classe com uma amostra de aproximadamente 30.000 alunos da 4a e 6a classe ser avaliadas no final da 4ª classe (através de exame de escola) e da 6ª classe (através de exame nacional), serão estabelecidos referenciais de base por amostragem para as disciplinas de Português e Matemática em ambos os níveis. Isto significa que serão desenvolvidas metas essenciais para as duas disciplinas, concebidos itens com base nessas metas, os quais por sua vez servirão de base à preparação de quatro testes (Português para a 4ª e 6ª classes; e Matemática para a 4ª e 6ª classes).

A 1ª aplicação do SEAQMEC para alunos de 6ª classe na disciplina de Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos sobre Saúde.

5.Piloto de Exames Nacionais (high-stakes) para a 6a classe nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. O MED considera a introdução de exames nacionais como o meio adequado para a uniformização de metas mínimas em Português e Matemática a serem atingidas por todos os alunos angolanos que completam o Ensino Primário qualquer que seja a sua localização geográfica. O MED também está ciente de que a introdução de Exames Nacionais será um processo longo e complexo e de que não é o único tipo de avaliação que pretende implementar como parte da sua agenda de qualidade.

Plano Quinquenal

O Projecto Aprendizagem para Todos pretende no âmbito da sua implementação o desenvolvimento de um Plano Quinquenal Nacional da Avaliação que congrega um conjunto de eventos avaliativos num período de cinco anos, onde se enquadram a implementação de avaliações por amostragem da aprendizagem dos alunos da 4ª e 6ªclasses nas disciplinas de Português e Matemática, o desenvolvimento e implementação de uma segunda avaliação da capacidade de leitura nas classes iniciais (EGRA), o desenvolvimento de um estudo sobre a qualidade da prestação de serviços, a realização de um piloto dos exames nacionais de Português e Matemática na 6ª classe; e o desenho, análise de dados, implementação e disseminação de um estudo de avaliação do impacto do projecto. A preparação da estratégia quinquenal de avaliação permitirá ao MED continuar a desenvolver o sistema de avaliação. 

Esta estratégia definirá as actividades a levar a cabo depois do termo do Projecto, de forma a continuar o desenvolvimento do sistema nacional de avaliação e a da função de avaliação. Nesta altura, o MED decidirá sobre os tipos de avaliação a aplicar, eventual extensão dos exames nacionais a outras disciplinas, novas avaliações do impacto a levar a cabo, entre outro