Projeto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos

Objectivos

Desenvolver, monitorar e avaliar a implementação de políticas de educação. Este subcomponente ajuda a informar o desenvolvimento de futuras políticas de educação por meio do monitoramento da implementação e da avaliação do impacto das intervenções.

Estratégia de intervenção

Apoiar o fortalecimento do Sistema de Avaliação das aprendizagens dos alunos, e uma das atividades a realizar é o desenvolvimento da Estratégia de avaliação Nacional, ferramenta que apresenta a visão de quais tipos de avaliações a realizar, com frequência por quem e em que classes.  As avaliações a serem apoiadas incluem avaliações internacionais ou regionais nomeadamente o Consórcio da Africa Austral e do Leste para Monitoramento da Qualidade da Educação, SEACMEQ e o Programa de Análise dos Sistemas de Educação da Confemen, PASEC.

Para a avaliação nacional da aprendizagem 2023 foi realizada a pretestagem dos itens e a avaliação nacional propriamente dita, em Matemática e Língua Portuguesa da 4ª e 6ª classes. A pretestagem dos itens, ocorreu em sete províncias nomeadamente, Luanda, Bié, Huila, Zaire, Moxico, Benguela e Huila, em 27 escolas num total de 4 turmas por escola, sendo duas da 4ª e 6ª classes.

 A avaliação nacional das Aprendizagens 2023 decorreu nos dias 19, 21 e 23 em todas as províncias, em 400 escolas.

Foi a primeira avaliação de Larga Escala de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT) para alunos da 4ª e a 6ª classes, com o objectivo de avaliar os níveis de proficiência dos alunos. Para além das provas cognitivas foram aplicados inquéritos contextuais para alunos, professores e directores de escolas. A base de referência para a construção da amostra foram os dados do mapeamento escolar realizado em 2021. Como  critério para a definição do universo foram  todas as escolas públicas em todos as Províncias que leccionam em simultâneo, a 4ª e 6ª classe e com um mínimo de 20 alunos em cada uma das duas classes.

A amostra foi aleatória e probabilisticamente representativa a nível Nacional e por meio de Residencia (Urbano/Rural) com um Intervalo de Confiança de 95% e um erro amostral de 5%. O processo de selecção foi totalmente aleatória onde todas as escolas tiveram a mesma probabilidade de serem seleccionadas.

Resultados da APLICAÇÃO

0
Escolas
0 %
Intervalo de Confiança
0 %
Erro amostral
0
Provincias

Os resultados esperados da avaliação de Língua Portuguesa e Matemática na ª e 6ª classes fornecerão informação que será utilizada para a introdução de medidas correctivas, a fim de resolver-se problemas em aspectos específicos do currículo ou da formação de professores, identificados no resultado da avaliação.

Por esta razão, os instrumentos aplicados e a metodologia utilizada para o processamento e análise, conferem confiança e validada dos resultados esperados. Assim sendo, foram construídas as matrizes a partir das quais foram produzidos 10 cadernos/testes para as duas disciplinas de cada uma das duas classes, num total de 960 itens, sendo 240 para cada disciplina. Para análise será utilizada a Teoria clássica do Item, TCT e Teoria de resposta ao Iten, TRI.

Está previsto para os próximos anos, para além das avaliações regionais, a realização da avaliação nacional na 2ª, 5ª e 8ª classes. As actividades das avaliações das aprendizagens dos alunos são da responsabilidade do Instituto Nacional da Avaliação e de Desenvolvimento da Educação. 

A avaliação nacional das Aprendizagens 2023 decorreu nos dias 19, 21 e 23 em todas as províncias, em 400 escolas.