Componente 1

Melhorar os Conhecimentos e Competências dos Professores e a Gestão Escolar em Escolas Primárias das Áreas Designadas do Projecto

Esta componente tem os seguintes objectivos:

(I) Consolidar e expandir o modelo das Zonas de Influência Pedagógica a todas as províncias de Angola;

(II) Preparar, implementar e testar um programa de formação contínua de professores, visando melhorar os conhecimentos académicos e competências pedagógicas dos professores e o uso que fazem do tempo na sala de aula;

(III) Contribuir para melhorar a gestão das escolas e a sua prestação de contas perante a comunidade local, através da introdução de projectos escolares subsidiados, centrados em actividades promotoras de qualidade. Uma avaliação cuidada (incluindo avaliação do impacto) de conjuntos de intervenções nas diferentes subcomponentes permitirá identificar as abordagens de melhor relação custo-benefício e a sua redefinição em tempo útil no decurso do Projecto, até ficarem prontas para generalização nacional.

Subcomponente 1.1. Consolidação das Zonas de Influência Pedagógica

A Subcomponente 1.1 tem como missão a consolidação das ZIP em todas as províncias do país, através de:

(I) Campanhas de comunicação para informar as escolas sobre a estrutura da ZIP em que foram integradas, assim como o papel que lhes cabe como escolas-sede ou escolas-satélite;

(II) Constituição de um conselho de ZIP, e um outro de escola por cada uma das escolas das ZIP;

(III) Capacitação dos conselhos das ZIP e de escola sobre os papéis e responsabilidades que lhes cabem;

(IV) Desenvolvimento e implementação de um sistema de produção, distribuição e utilização de boletins escolares, com vista a melhorar a gestão e prestação de contas das escolas.

 

É igualmente tarefa da Subcomponente 1.1 :

(I) Desenvolvimento e implementação de formação para os facilitadores provinciais das ZIP e para o próprio trabalho dos facilitadores;

(II) Implementação da formação dos facilitadores das ZIP para a condução de seminários e actividades de capacitação com as ZIP, e para a produção e distribuição de boletins informativos das escolas.

Subcomponente 1.2. Programa de Formação Contínua de Professores

É tarefa da Subcomponente 1. 2  a melhoria dos conhecimentos académicos e competências pedagógicas dos professores e a gestão do tempo na sala de aula, através da preparação e execução de um programa de formação contínua de professores.

É da responsabilidade da Subcomponente 1.2 :

(I) Assistência técnica internacional e nacional para desenvolver o programa e materiais da formação de professores, formação de formadores, monitorização da formação, e fornecimento de apoio contínuo às Escolas de Formação de Professores;

(II) Equipamentos e materiais de formação para as Escolas de Formação de Professores e escolas-sede das ZIP;

(III) Reprodução de materiais de ensino e aprendizagem para formandos;

(IV) Custos operacionais associados às actividades dos formandos e formadores das ZIP, supervisores e recursos humanos dos municípios.

Subcomponente 1.3. Melhorar as Estratégias de Gestão Escolar para a Melhoria da Qualidade

É tarefa da Subcomponente 1. 3 a Devolução de autonomia e responsabilidades aos Conselhos de Escola e comunidades numa subamostra das ZIP apoiadas, através de:

(I) Desenho de Projectos Educativos de Escola (PEE);

(II) Atribuição de subsídios aos Conselhos das ZIP na forma de materiais e outros recursos para a implementação dos respectivos Projectos Educativos de Escola.

Está igualmente sob a responsabilidade desta subcomponente a atribuição de :

(I) Subsídios para as escolas  (sob a forma de material de ensino);

(II) Impressão do manual do PEE e outros materiais;

(III) Formação de facilitadores das ZIP sobre os subsídios e o processamento dos PEE;

(IV) Honorários de consultores e custos operacionais relativos ao apoio e monitorização da elaboração e execução dos PEE.

Partilhar