Contabilistas reforçam competências técnicas sobre “Gestão de fundos descentralizados”

Contabilistas dos Gabinetes Provinciais de Educação das 18 províncias de Angola em formação para o reforço das suas competências em matéria de Gestão de fundos descentralizados.
Arrancou nesta segunda-feira, 11 de Fevereiro, em Luanda a formação sobre “Gestão dos Fundos Descentralizados”, destinada aos Contabilistas dos Gabinetes Provinciais de Educação. A formação é realizada pelo Ministério da Educação no âmbito da implementação do Projecto Aprendizagem para Todos.
Fonte|PAT
A abertura do evento foi presidida pelo Gestor Adjunto do Projecto, Pedro Santos, em representação de Isaac Paxe, Gestor do Projecto Aprendizagem para Todos. Na sua comunicação,

o Gestor Adjunto do PAT  reforçou a necessidade dos Contabilistas aprimorarem as suas competências técnicas para uma melhor gestão e descentralização de fundos. Neste sentido, chamou atenção para importância de uma melhor administração dos procedimentos de disponibilização dos subsídios dos professores, assim como da celeridade que se impõe.
“O não pagamento dos subsídios gera consequências graves, tal como a ausência de professores na formação”, sublinhou.
Pedro Santos que começou a sua intervenção dando as boas vindas aos 38 técnicos de Contabilidade, incentivou-os a tirarem o máximo de proveito possível desta sessão de refrescamento de conhecimentos técnicos sobre gestão e contabilidade.
“Aproveitem para discutir os problemas ligados aos processos de aquisição e de contratação, pois o objectivo da descentralização dos fundos é gerar  movimento local”, disse o Gestor Adjunto do Projecto implementado pelo Ministério da Educação desde 2014.
O tema “Procedimentos de Aquisições dos projectos do Banco Mundial e Aquisições a nível Provincial com fundos do PAT” , proferido pela Especialista em Procurement do Projecto Aprendizagem para Todos, Carla Sousa, marcou o início dos trabalhos, no primeiro dia desta acção formativa que termina na próxima sexta-feira, 15 de Fevereiro.
Durante cinco dias os técnicos de Contabilidade vão melhorar os seus conhecimentos em matérias relacionadas ao “Sistema de Verificação das Coordenadas bancárias, Sistema de controlo das despesas ao nível das sub-rubricas, Sistema de prestação de contas” entre outros assuntos.

O Projecto Aprendizagem para Todos, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial, visa melhorar os conhecimentos e as competências dos professores, a gestão das escolas e desenvolver um sistema de avaliação dos alunos.

Partilhar