Ministério da Educação: Isaac Paxe nomeado Gestor do Projecto Aprendizagem para Todos

Por conveniência de serviço e ao abrigo do disposto na alínea j) do artigo 5º do Decreto Presidencial nº 17\18 de 25 de Janeiro, que aprova o Estatuto Orgânico do Ministério da Educação  e em conformidade com os poderes delegados pelo Presidente da república de Angola, nos termos do artigo 137º da Constituição da República de Angola e de acordo com o estipulado  nos nºs 3 e 4 do Despacho Presidencial nº 289\17, de 13 de Outubro,  a  Ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, exonerou por meio do despacho nº 184\2019, de 5 de Fevereiro, Irene Cristina A.N. C. de Figueiredo do cargo de Gestora do Projecto “Aprendizagem para Todos”-PAT.

Por outro lado, por meio do despacho 185\2019, de 5 de Fevereiro, a Ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, nomeou Isaac Pedro Vieira Paxe, para o cargo de Gestor do Projecto “Aprendizagem para Todos”-PAT.

Dados biográficos do novo Gestor do Projecto Aprendizagem para Todos

Isaac Pedro Vieira Paxe é natural do Vale de Loge, município do Bembe, província do Uíge.

É  Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Administração Educacional pela Boston College University, Boston, Massachusetts – EUA. Licenciado em Letras Modernas na especialidade de Linguística Inglesa e Metodologia de Ensino da Língua inglesa pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto.

Do seu percurso profissional consta o actual cargo de Director Geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, no Ministério da Educação. Director do Centro de Investigação do ISCED de Luanda. Coordenador do Programa de Mestrado em Educação no ISCED de Luanda. Decano da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Independente de Angola.

Professor de Língua Inglesa; Técnicas de Expressão; Organização e Gestão e Inspecção (Supervisão) Escolar no ISCED – Luanda. Professor de Gestão Escolar no Instituto Superior João Paulo II Professor de Língua Inglesa e de Técnicas de Expressão na UTANGA. Tradução e Interpretação para diversos órgãos tais como o PNUD, UNIFEM, UNESCO, OMC, UNIDO, BAD, WORLD BANK e empresas Petrolíferas, bem como para Comissão Nacional para a UNESCO. Professor na Universidade Lusíada. Formador de formadores de Língua Inglesa no IMNE Garcia Neto em Luanda.

Coordenou e realizou vários trabalhos de investigação científica com destaque para:

  1. Políticas educativas em Angola. Um desafio do direito a educação (Livro). Professores no Ensino Primário: Formação, Práticas e Identidade. (Livro – Co-autor). Políticas educacionais em Angola: desafios do direito à educação. (Tese do doutoramento em Educação).

        2. A Educação no Plano Nacional de Desenvolvimento de Angola. (Capítulo de Livro) A declaração e os mecanismos para a efectivação do direito à educação mas Leis Constitucionais e na Constituição em Angola. ( Capítulo de Livro – no Prelo) Gestão democrática da escola pública: proposta à reforma educacional em Angola. (artigo)

       3. O SINPROF nas políticas públicas em Educação em Angola. (artigo)

       4. -Supplementing a course syllabus at IMNE “Garcia Neto” to improve oral communication in 9ª and 10ª classes, Luanda 2001. Trabalho apresentado para a obtenção do grau de Licenciatura. (dissertação)

      5.“Language and culture in ELT through African Eyes”. Tema apresentado na conferência TESOL (Ensino da língua inglesa como língua estrangeira) 2003 em Baltimore, Maryland nos Estados Unidos da América.

     6. Co-autoria dos manuais de ensino da Língua Inglesa para as 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, e 12ª classes.

Fala Português, Inglês,  Francês (Razoável) e Kikongo (Razoável).

 

Partilhar